Número verde: 800 108 675

Comunicados

Caixa da Música

Nova direcção músico-cénica de Ricardo Pais

O Teatro Nacional São João em co-produção com o Drumming – Grupo de Percussão propõe para o mês de Junho dois espectáculos músico-cénicos: Caixa da Música, dias 19, 20 e 21 e Drumming na Praça, o concerto com que o TNSJ se associa às festividades da noite de São João, na praça da Batalha, a partir das 22h00.

Projecto há muito aguardado, Caixa da Música alia o ecletismo musical de um dos expoentes máximos da música brasileira das últimas décadas, Arrigo Barnabé à interpretação dos percussionistas de luxo do Grupo Drumming liderados por Miquel Bernat, num dispositivo cénico comandado pelo encenador Ricardo Pais.

Com mais de trinta anos de carreira, Arrigo Barnabé é conhecido pela sua versatilidade e fusão de estilos. Conquistou o reconhecimento com Clara Crocodilo, a obra mais premiada do compositor que mistura a música erudita com géneros populares. Em 2004 visita pela primeira vez Portugal, pela mão de Ricardo Pais, no âmbito do ciclo Portugofonia (festival de teatro e musica brasileira produzido pelo TNSJ) onde apresenta, num dueto com o pianista Paulo Braga, uma versão instrumental de Clara Crocodilo para dois pianos.

A direcção musical de Caixa da Música está a cargo de Miquel Bernat, percussionista e pedagogo de prestígio internacional é fundador e director artístico do Drumming – Grupo de Percussão. Em 1996 participou como percussionista no espectáculo de Ricardo Pais intitulado Mesas, Rádios, Pianos, Percussões e Repercussões.

Ricardo Pais conta com mais de duas dezenas de encenações no seu percurso artístico. Dirigiu em 1989/90 o Teatro Nacional D. Maria II e entre 1992 e 2000 foi director do Teatro Nacional São João. Retoma a direcção do TNSJ, em Outubro de 2002, e desde a sua transformação em Entidade Pública Empresarial, em Abril de 2007, é o Presidente do Conselho de Administração e Director Artístico. Desde 2004 assinou a direcção dos seguintes espectáculos músico-cénicos: Sondai-me! Sondheim (2004); Regressos (2004) e Cabelo Branco é Saudade (2005).

E porque no dia da estreia de Caixa da Música é também o dia em que joga a nossa selecção, o TNSJ oferece aos espectadores a oportunidade de ver o jogo dos quartos-de-final do Euro2008, em directo, a partir do Salão Nobre. Assim, a récita de estreia de Caixa da Música terá inicio, às 22h00, logo após o final da partida.

13/06/2008

Imprensa | Contactos
T 22 339 30 34| F 22 339 30 39 | imprensa@tnsj.pt