Número verde: 800 108 675

Comunicados

Arquitecturas em Palco

Exposição de João Mendes Ribeiro

Depois de ter conquistado a medalha de ouro na categoria “Best Stage Design” na mais prestigiada mostra internacional de cenografia e arquitectura para teatro - Quadrienal de Praga (11ª Edição, 2007)-, a exposição Arquitecturas em Palco, de João Mendes Ribeiro, será apresentada, pela primeira vez em Portugal, no Teatro Nacional São João (TNSJ).

Organizada pela Direcção-Geral das Artes e pelo TNSJ, Arquitecturas em Palco aborda a cenografia enquanto experimentação de processos de linguagens comuns à arquitectura, organizando-se a partir de núcleos temáticos fortemente apoiados em textos conceptuais, materiais gráficos, desenhos, fotografias, maquetas e peças audiovisuais. Desde a representação oficial portuguesa na Quadrienal de Praga, a exposição Arquitecturas em Palco já foi apresentada em Barcelona, no Fomento de Artes & Desenho (FAD) e em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake.

Arquitecto e cenógrafo, João Mendes Ribeiro licenciou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Reconhecido com diversos prémios e nomeações nacionais e internacionais - destacando-se a sua presença na 9ª Mostra Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza em 2004 -, o seu trabalho foi objecto de inúmeras publicações e exposições em mais de quinze países em todo o mundo. Para o Teatro Nacional São João, assinou a cenografia dos seguintes espectáculos: Vermelhos, Negros e Ignorantes, de Edward Bond, enc. Paulo Castro (1998), Arranha Céus, de Jacinto Lucas Pires, enc. Ricardo Pais (1999), Entradas de Palhaços, de Hélène Parmelin, enc. António Pires (co-produção TNSJ, David & Golias, 2000), e A Hora em Que Não Sabíamos Nada Uns dos Outros, de Peter Handke, enc. José Wallenstein (co-produção TNSJ, Teatro Só, 2001), O Bobo e a sua Mulher esta Noite na Pancomédia, de Botho Strauss, enc. João Lourenço (co-produção TNSJ, Novo Grupo de Teatro, 2003), D João, de Molière, enc. Ricardo Pais (2006), e Os Negros, de Jean Genet, enc. Rogério de Carvalho (2006).

20/03/2008

Imprensa | Contactos
T 22 339 30 34| F 22 339 30 39 | imprensa@tnsj.pt