Número verde: 800 108 675

Comunicados

O XX Aniversário do Teatro de Marionetas do Porto no TNSJ

TNSJ apresenta cinco espectáculos do Teatro de Marionetas do Porto

No âmbito das comemorações dos vinte anos de actividade do Teatro de Marionetas do Porto (TMP), o Teatro Nacional São João acolhe nos meses de Setembro, Outubro e Novembro, alguns dos espectáculos mais representativos do colectivo dirigido por João Paulo Seara Cardoso.

Considerada uma das mais célebres tragédias sobre a ânsia do poder, Macbeth, de William Shakespeare é a primeira incursão do TMP num texto do repertório dramatúrgico universal. Estreada em Fevereiro de 2001 “ com um absoluto sucesso de público”, Macbeth (espectáculo de abertura do Festival Internacional de Marionetas do Porto) sobe ao palco do TeCA de 12 a 22 de Setembro.

Segue-se, ainda no TeCA, de 24 a 28 de Setembro, Nada ou o Silêncio de Beckett (1999), o espectáculo com o maior número de internacionalizações, e a apresentação da ópera escrita especificamente para ser representada por marionetas, Os Encantos de Medeia, de António José da Silva, um espectáculo co-produzido pelo Teatro Nacional São João e estreado em Dezembro de 2005.

Em Outubro e de regresso ao claustro do Mosteiro de São Bento da Vitória está a peça Cabaret Molotov (2006), a investida do TMP no universo do circo e do cabaré, e Boca de Cena: Teatro-Jantar (2007), o espectáculo comemorativo que deu início, em Dezembro de 2007, a este ano de revisitações.

O Teatro de Marionetas do Porto iniciou o seu percurso com a histórica apresentação de Miséria (1988) na cidade francesa de Charleville-Mézières, capital mundial da marioneta. Com mais de 30 espectáculos criados, a intensa actividade da companhia divide-se entre as apresentações na cidade do Porto, onde ao longo dos anos criou uma forte corrente de público, e as itinerâncias pelo resto do país e estrangeiro. Actualmente o TMP está a trabalhar num grande projecto: a abertura do Museu de Marionetas do Porto, que constituirá uma mostra pública do importante acervo reunido ao longo dos anos que consta de cerca de 1200 peças, entre marionetas, cenários e adereços.

10/09/2008

Imprensa | Contactos
T 22 339 30 34| F 22 339 30 39 | imprensa@tnsj.pt