Número verde: 800 108 675

Comunicados

Feminine

Nova coreografia de Paulo Ribeiro abre temporada 2008/09 do TNSJ

ESTREIA ABSOLUTA
Feminine
Teatro Nacional São João
5+6 Setembro | 21h30

O Teatro Nacional São João inaugura a temporada 2008/2009 a 5 de Setembro com a estreia absoluta de Feminine, a nova coreografia de Paulo Ribeiro.

Depois de Masculine (peça interpretada por quatro bailarinos que o TNSJ apresentou em Setembro de 2007), a Companhia Paulo Ribeiro apresenta um espectáculo pensado para cinco bailarinas, Feminine, a segunda parte de um projecto em torno de Fernando Pessoa.

Para esta nova criação, Paulo Ribeiro utilizou os mesmos textos (Livro do Desassossego, Escritos Autobiográficos, Automáticos e de Reflexão Pessoal, a Ode Marítima) que serviram de base para a construção de Masculine, mas se “em Masculine Pessoa surgia misturado com histórias pessoais dos intérpretes, em Feminine o texto está muito mais presente, a palavra é um elemento forte”, explica o coreógrafo.

Feminine é a primeira peça de Paulo Ribeiro dançada exclusivamente por bailarinas. Após uma audição em que participaram cerca de 250 candidatas de todo mundo o quinteto ficou formado por: Elisabeth Lambeck, Erika Guastamacchia, Leonor Keil, Margarida Gonçalves, São Castro.

Paulo Ribeiro assina um espectáculo com sentido de humor e sensualidade num cenário com muita cor evocando os anos 70, em que a dança se cruza com os textos de Pessoa num universo exclusivamente feminino.

Fundada em 1995, a Companhia Paulo Ribeiro é uma associação cultural e surge como resultado natural do trabalho de Paulo Ribeiro, junto de algumas das mais prestigiadas companhias de dança contemporânea europeias (como a Stridanse, da qual foi co-fundador, o Nederlands Dans Theater e o Grand Théâtre de Genève) e portuguesas (Companhia de Dança de Lisboa, Ballet Gulbenkian). Nestes mais de dez anos de actividade, a Companhia Paulo Ribeiro conquistou um importante lugar entre as mais reconhecidas companhias de dança contemporânea portuguesas, apresentando-se regularmente nas principais salas de espectáculo nacionais, bem como em França, Alemanha, Hungria, Inglaterra, Itália, Brasil e Estados Unidos da América.

29/08/2008

Imprensa | Contactos
T 22 339 30 34| F 22 339 30 39 | imprensa@tnsj.pt