Número verde: 800 108 675

Comunicados

Paisagens Propícias

Nos dias 25 e 26 de janeiro, às 21:30, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola apresenta-se no palco do Teatro Nacional São João com o espetáculo Paisagens Propícias, uma criação do coreógrafo Rui Lopes Graça, inspirado no vasto universo que é a obra de Ruy Duarte Carvalho. Poeta, antropólogo, escritor e cineasta angolano, Ruy Duarte Carvalho compreende um largo espectro de produção artística, sendo a sua obra uma abundante fonte de matéria criativa.

Paisagens Propícias é o nome do lugar onde o coreógrafo Rui Lopes Graça e os bailarinos da Companhia de Dança Contemporânea de Angola se encontraram para dançar o universo do autor de Vou Lá Visitar Pastores (1999), livro que o revelou ao público português e onde descreve a sua incursão por território Kuvale, que se estende para sul, passando pelo deserto do Namibe até às margens do rio Cunene. Desta e de outras viagens, vividas ou imaginadas, extraíram-se palavras, imagens, cores e sons, matéria traduzida para o corpo em “gestos que repetem outros gestos”, como se lê num dos seus poemas.

Sendo este espetáculo o primeiro encontro entre o coreógrafo Rui Lopes Graça e a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, Paisagens Propícias mantém-se fiel à matriz experimental da companhia, que sob a direção artística de Ana Clara Guerra Marques tem vindo a desenvolver uma estratégia para a criação de novas estéticas para a dança angolana.

25/01/2013