Número verde: 800 108 675

Comunicados

Ah, Os Dias Felizes de Beckett no TNSJ

A mais recente produção do Teatro Nacional São João (TNSJ), Ah, os dias felizes de Samuel Beckett, com encenação de Nuno Carinhas, apresenta-se em estreia nos dias 8 e 9 de novembro no grande auditório do Centro Cultural de Belém (CCB). Após esta apresentação, o espetáculo ruma ao palco do TNSJ onde poderá ser visto de 15 a 29 de novembro.

Surpresa, intriga e perturbação. Volvidos que estão mais de cinquenta anos sobre a estreia de Ah, os dias felizes, estes continuam a ser os sentimentos que o quadro de abertura da peça de Beckett provoca no público.

Enterrada até à cintura, num terreno árido e sob um sol inclemente, uma mulher, de seu nome Winnie, age como se tal condição fosse a coisa mais natural do mundo, respondendo à cruel estranheza da sua circunstância com um discurso falsamente bem-disposto e hábitos ritualizados. Naquilo que parece ser uma conversa fiada, Winnie tenta despertar a atenção de Willie, o seu dorminhoco, lacónico e intermitente marido, socorrendo-se de determinadas coisas em relação às quais tem a expectativa que ele responda, como que esperando preencher ou deter o tempo.

Neste “colóquio sentimental”, com as interpretações de Emília Silvestre e João Cardoso, Nuno Carinhas descobre uma metáfora de surpreendente fertilidade, capaz de dar conta tanto da condição humana como do jogo de representação teatral ou de uma civilização devastada.

Até ao final do ano, Ah, os dias felizes, apresenta-se ainda nos palcos do Teatro Municipal de Almada, de 5 a 8 dezembro, e no Theatro Circo, em Braga, a 13 de dezembro.

08/11/2013