Número verde: 800 108 675

Comunicados

O Doente Imaginário

7 junho - 1 julho

Durante o mês de junho, o Teatro Nacional São João apresenta O Doente Imaginário, o regresso da companhia portuense Ensemble ao universo de Molière, dois anos depois de ter estreado O Avarento, espetáculo cujo êxito reclamou duas temporadas no Teatro Carlos Alberto e foi honrado pelo voto do público no Festival de Almada. De novo pela mão do encenador Rogério de Carvalho, o ator Jorge Pinto dá corpo ao hipocondríaco Aragão, depois de ter sido o avarento Harpagão.

Quando fizemos O Avarento em 2009, quisemos mostrar a tragédia da destruição moral operada pela obsessão de Harpagão na sua família, a loucura em subjugar tudo e todos à sua vontade, a sua desumanização patológica – e criámos um sério divertimento que voltámos a revisitar em 2010 e em 2011. Estranhamente, parece-nos quase natural chegarmos agora a este Argão, que, tal como Harpagão, “é de todos os humanos o humano menos humano”. Outra personagem obsessiva, patética, que não tem sentimentos por ninguém, grotesco no seu egocentrismo, que exige a atenção de todos sem nada dar em troca. Justifica a companhia.

Com estreia marcada para dia 7 de junho, O Doente Imaginário conta ainda com as interpretações de Emília Silvestre, António Durães, Clara Nogueira, Fernando Moreira, João Castro, Vânia Mendes, Miguel Eloy, António Parra, Ivo Luz e Marta Dias.

Uma coprodução da companhia Ensemble e Teatro Nacional São João que poderá ser vista até ao dia 1 de julho, de quarta a sábado às 21:30 e domingos às 16:00.

01/06/2012