Número verde: 800 108 675

Comunicados

INSOMNIA

No Salão Nobre do Teatro Nacional São João residirá a exposição fotográfica Insomnia, criação de Carlos Medeiros, com instalação de João Mendes Ribeiro e Catarina Fortuna. Este conjunto de fotografias, a preto-e-branco, liga-se à atmosfera de A Voz Humana, peça de Jean Cocteau, em cena no TNSJ. Com entrada gratuita, a exposição poderá ser vista de 18 de Novembro a 18 de Dezembro.

Poderiam ser imagens do que antecede ou se segue ao telefonema que uma mulher faz ao amante que a abandona. Poderiam ainda ser imagens de uma das várias interrupções dessa pungente despedida, perturbada por linhas cruzadas e interferências. De facto, não são, mas poderiam ser.

Insomnia, um conjunto de fotografias a preto-e-branco, sem títulos, lembra a atmosfera e a personagem ferida, a mulher abandonada pelo amante, de A Voz Humana. As imagens intimistas e nebulosas de Carlos Medeiros recuam há época da estreia polémica do monólogo de Cocteau, aproximando-nos dos anos 1930 e 1940.

Esta produção do TNSJ inspira-se na estética e imaginário cinematográfico do film noir. Servindo-se de sombras dramáticas e alto contraste, Insomnia oferece uma narrativa densa, sem desfecho.

Carlos Medeiros (n. 1945) nasceu em Ponta Delgada, nos Açores, e reside actualmente em Lisboa.

As suas fotografias estiveram presentes em inúmeras exposições colectivas e individuais, onde se destacam as realizadas no Museum of Modern Art, EUA; Espace Photo-Angle, França; Cultura de Villa Franca de los Barros, Espanha; The Bermuda National Galery, Bermudas; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Realiza regularmente fotografias para cartazes de teatro, especialmente em França.

Em 2005 publicou o livro Tierras, com diálogo Godofredo Ortega Munoz e Carlos Medeiros, e textos de Michele Lepicouché.

Carlos Medeiros encontra-se representado nas colecções da Galerie du Chateau D’ Eau – Toulouse, Centro Português de Fotografia do Porto, Cinemateca Portuguesa de Lisboa, Teatro Dona Maria II, tal como em várias colecções particulares.

07/12/2011