Número verde: 800 108 675

Comunicados

O Dia de Todos os Pescadores

de Francisco Luís Parreira

encenação João Cardoso

Estreia já dia 15 de Julho, no Teatro Carlos Alberto, O Dia de Todos os Pescadores, uma peça de Francisco Luís Parreira encenada por João Cardoso. A peça estará em cena de 15 a 31 de Julho e conta também com actividades paralelas. Segundo o encenador, O Dia de Todos os Pescadores propõe-se a “remediar a omissão do calendário canónico, que não prevê um dia consagrado à encomenda das almas dos pecadores”

Em O Dia de Todos os Pescadores, a encomenda das almas dos pecadores ocorre num quarto de hospital com um doente não diagnosticado, uma visita, uma enfermeira, um médico e um dador de sangue. Nesta peça, onde “a doença é portuguesa e o hospital também”, o encenador refere que, numa época em que as preocupações se prendem apenas com recriações da vida, “a doença é o único grande acumulado político”. Francisco Luís Parreira, que, para além de investigador universitário é também um homem do teatro enquanto dramaturgo, tradutor, actor e encenador, depois de ter traduzido dois textos de Mark O’Rowe regressa ao teatro com O Dia de Todos os Pescadores.

Esta estreia absoluta, uma co-produção da ASSéDIO e do TNSJ, conta com a interpretação de João Cardoso, Jorge Mota, Micaela Cardoso, Pedro Frias e Rosa Quiroga e pode ser vista de quarta a sábado às 21h30 e domingo às 16h. Paralelamente, dia 24 de Julho o Teatro Carlos Alberto recebe O Terceiro Recordado, uma leitura encenada de Francisco Luís Parreira com interpretação de Jorge Mota, Pedro Frias e Rosa Quiroga, que conta a história de um casal que tenta recuperar a memória de um amigo remoto e desaparecido. No seguimento desta peça e da leitura encenada, está também programada uma conversa com o autor para concluir esta dupla jornada.

05/07/2010